Edição nº 758 de 20 de Novembro de 2017

Junta de Sátão vai assinalar os 906 anos do foral com a edição de um vídeo sobre a freguesia


2017-05-09

O executivo da Junta de Freguesia de Sátão vai assinalar os 906 anos do foral de Sátão com a edição do vídeo “Olhares, outra perspetiva”, que vai ocorrer no próximo domingo, dia 14 de maio, às 21 horas, na Casa da Cultura de Sátão.

A este propósito, e porque hoje, dia 9 de maio, é o dia da atribuição do foral colocámos duas questões ao presidente da Junta de Freguesia de Sátão, António José Carvalho, a propósito desta efeméride.

Dão e Demo: Assinalam-se hoje, dia 9 de maio, os 906 anos da atribuição do primeiro foral ao Sátão. Considera esta uma data marcante para a freguesia de Sátão e que deve merecer por parte da Junta de Freguesia o devido relevo?

António José Carvalho: Considero que todas as datas de comemoração da atribuição do Foral de Sátão são datas marcantes. Celebra-se o momento fundador da freguesia e do concelho de Sátão, um ato que recapitula e memoriza uma herança que principiou no longínquo dia 9 de maio, do ano 1111. Este executivo, mais uma vez, entendeu perpetuar esse momento, reavivando-o com uma recolha atual e atualizada da imagem das nossas terras.

 DD: Aquando dos 905 anos, em 2016, a Junta editou um livro, da autoria de Carlos Paixão, texto, e Carlos Pais, fotografia, efetuou exposições e apresentou um espetáculo musical. Quais as iniciativas que a Junta de Freguesia de Sátão tem preparadas para assinalar, este ano, em 2017, esta efeméride, os 906 anos?

AJC: Essa memoração constitui para nós o pretexto perfeito para celebrar o passado, mas também um mote para construir o futuro.

Este ano, consolidaremos uma publicação multimédia que reflete a presença vincada do multimédia e das imagens em movimento no mundo contemporâneo. Entendemos potenciar a estratégia e promoção da freguesia, beneficiando dos progressos da tecnologia para estabelecer intra e extra muros uma nova linguagem no que à difusão da freguesia diz respeito.

Um emigrante que sonha com o regresso ao nosso Sátão, um emigrante de segunda geração que se revê na terra dos seus progenitores, um satense que por razões profissionais se encontra ausente da sua aldeia, todos eles terão acesso, um novo acesso à indumentária videográfica da freguesia, com a publicação da obra "Olhares, outra perspetiva" que terá lugar no próximo dia catorze, domingo, pelas 21 horas, na Casa da Cultura de Sátão.

Pode ver o resumo do vídeo aqui: Olhares, outra perspetiva


Partilhe:

© 2017 Dão e Demo - Todos os direitos reservados