Edição nº 758 de 20 de Novembro de 2017

Salvador Sobral vence Festival Eurovisão da Canção na Ucrânia


2017-05-14

TSF - «”Amar pelos dois” venceu o Festival Eurovisão da Canção e garantiu algo inédito para Portugal: um primeiro lugar. J. K. Rowling e Caetano Veloso apoiaram o português no Twitter durante a cerimóni [que se realizou na Ucrânia]..

O cantor português amou pelos dez milhões e ficou em primeiro na votação no Festival Eurovisão da Canção, algo inédito para Portugal. O português venceu o voto popular (via telefone) e o voto do júri (382 pontos), somando 758 pontos, terminando à frente da Bulgária. A canção foi escrita pela irmã de Salvador, Luísa Sobral.

"A música não é fogo-de-artifício. A música é sentimento, é altura de mudar", disse Salvador Sobral, no momento da glória, defendendo o que não seja "música fast food". Relativamente a Luísa Sobral, foi taxativo: "A minha irmã tem um talento incrível, nunca duvidei. (...) Vou vender isto no eBay...", disse, apontando para o prémio.

Portugal começou as suas participações no Eurovisão em 1964, sendo que o melhor que conseguiu foi um sexto lugar, em 1996. Lúcia Moniz cantou "O meu coração não tem cor". Os portugueses não chegavam a uma final do festival desde 2010.

O candidato português no Festival da Eurovisão tem invadido as redes sociais, merecendo um apoio, porventura, recorde. Apesar da fé e da boa energia lusa ninguém esperava o que o Twitter revelaria durante a noite...

J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, e Caetano Veloso, que brevemente estará em Portugal, deixaram o seu apoio durante a cerimónia. A escritora teve mais de 11 mil partilhas, enquanto o artista brasileiro somou centenas. A campanha resultou. Portugal vence pela primeira vez o festival de música da Europa.»

Continuar a ler: TSF | Foto: RTP


Partilhe:

© 2017 Dão e Demo - Todos os direitos reservados