Edição nº 758 de 20 de Novembro de 2017

A importância dos arquivos para a preservação da nossa história foi debatida em Mangualde


2017-06-21

No âmbito do projeto de promoção e divulgação do património documental do Município, a Câmara Municipal de Mangualde dinamizou uma sessão subordinada ao tema “ARQUIVO: Um longo caminho até à atualidade”. A iniciativa teve lugar ontem (20 de junho), no CIDEM - Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde.

A iniciativa, dirigida aos alunos da Universidade Sénior Rotary de Mangualde, foi dinamizada pelo Gabinete de Gestão do Património e Cultura em parceira com o Arquivo Municipal. Nesta ação procurou-se mostrar que a trajetória dos Arquivos percorre a história desde que o Homem fixou por escrito as suas relações como ser social, ou até mesmo antes, revelando-se como um instrumento indispensável à organização e desenvolvimento das sociedades, e garantindo a sobrevivência da memória.

Paralelamente, decorreu uma apresentação histórica sobre os Forais outorgados aos concelhos de Azurara e de Tavares, com especial incidência para a apresentação dos forais novos outorgados por D. Manuel I, escritos em português atualizado – Leitura Nova – suficientemente esclarecedores para evitar más interpretações. Recordou-se ainda todo o processo de intervenção ao nível de conservação e restauro de que estes “tesouros” foram alvo. E para evitar uma nova degradação destes documentos, alertou-se para os principais fatores de degradação do suporte destes documentos «pergaminho», bem como foram mencionadas regras de manuseamento e acondicionamento.


Partilhe:

© 2017 Dão e Demo - Todos os direitos reservados