Edição nº 758 de 20 de Novembro de 2017

Elisabete Bárbara tomou posse como diretora do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira


2017-06-29

Elisabete Bárbara, professora de português do ensino secundário, tomou posse, esta quarta feira, dia 28 de junho, como diretora do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto Fonseca, de Aguiar da Beira depois da homologação superior do respetivo processo eleitoral.

Esta tomada de posse aconteceu perante o Conselho Geral, o órgão máximo dos agrupamentos de escolas, que tem, entre outras, a responsabilidade de promover e organizar todo o processo eleitoral relativo aos diretores das escolas e dos agrupamentos. Recorde-se que o conselho geral é composto por 21 elementos tendo Elisabete Bárbara recolhido o voto favorável de 16 conselheiros contra 3 do outro candidato que se apresentou a sufrágio.

Neste contexto aqui deixamos o texto que a nova diretora do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira leu perante o Conselho Geral e que publicou na sua página do Facebook.

«Senhor Presidente

Senhoras Conselheiras e Senhores Conselheiros

É com toda a alegria, com todo o orgulho e com todo o sentido de responsabilidade que assumo o cargo de Diretora do nosso Agrupamento.

Cada um de nós tem um caminho. O caminho de cada um vai-se cruzando, ao longo da vida, com outros caminhos. Na vida de cada um de nós há caminhos que, aqui e ali, se tocam; na vida de cada um de nós há pontos em que diferentes caminhos se encontram. Mesmo quando se desencontram. O meu caminho não é só o meu. É o nosso. Por diversas circunstâncias, umas que decorrem de escolhas que fizemos e outras que simplesmente nos escolheram, estamos aqui juntos hoje. Por isso, o momento que agora vivemos juntos, aqui e agora, neste dia, nesta sala, e que o meu coração celebra com toda a emoção, não é só uma tomada de posse, é um sentimento de união e de pertença. Pertencemo-nos. Vivemos este momento juntos porque os caminhos de todos nós e de cada um de nós, em determinados momentos da vida, se uniram. Esses momentos marcam os nossos caminhos como pontinhos de luz que se ligam no escuro e que nos ligam a algo maior.

O meu caminho não é só o meu. É o nosso. Eu não estou deste lado e vocês desse. Estamos todos do mesmo lado. O mesmo lado é caminhar em frente. O mesmo lado é querer o melhor para a nossa escola. Agradeço a todos e a cada um não me deixarem sozinha. Ninguém é sozinho, ninguém existe sozinho, ninguém faz nada sozinho. Muito menos eu, que sou tão pequenina. Preciso de todos. Peço ajuda a todos. Conto com todos. Não estou aqui hoje só para assinar um papel nem vocês estão aqui hoje apenas para testemunhar a minha assinatura, estamos aqui hoje porque todos nós desempenhamos um papel importante na vida uns dos outros. Não estou a celebrar um contrato, estou - estamos - a celebrar um vínculo. Pela amizade, pela vontade, pela motivação, pelo trabalho. Pelas crianças.

Na vida infinita da vida, a vida de cada um de nós é um sopro. Apenas um sopro. Tudo passa, tudo é transitório. Mas na vida de cada um de nós momentos como estes são eternos. E eu sou imensamente grata pelos momentos de eternidade que a minha vida e a vossa me têm proporcionado.

Muito obrigada.»


Partilhe:

© 2017 Dão e Demo - Todos os direitos reservados