Edição nº 758 de 20 de Novembro de 2017

Em Cumberland (Rhode Island) há um clube português fundado em 1921, com ligação a Penalva do Castelo


2017-07-25

Mundo Português – «O Clube Juventude Lusitana foi o primeiro clube de origem portuguesa no estado de Rhode Island e é hoje um dos mais antigos nos Estados Unidos. Foi fundado para manter e promover a língua e a cultura portuguesa, bem como os seus usos e costumes.

Aníbal Campos Costa tem 71 anos e nasceu em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu. Foi a ele, na qualidade de vice-presidente da direção, que competiu mostrar a sede e contar-nos um pouco da história deste clube de portugueses em Cumberland, fundado no longínquo ano de 1921.

José Coelho foi o primeiro presidente do Clube em 1928, como o ‘Mundo Português’ pode constatar pelo quadro pendurado na parede no escritório da presidência, onde também é visível a fotografia oficial de Marcelo Rebelo de Sousa e um bonito retrato de Luís de Camões.

Este emblemático e quase centenário clube não é frequentado apenas por portugueses. “Recebemos pessoas de todas as nacionalidades, americanos, portugueses, por acaso é um clube que recebe pessoas de praticamente todas as nacionalidades”, sublinhou satisfeito Aníbal Campos Costa.

Acerca da vitalidade desta associação, o mesmo referiu que tem hoje cerca de 600 associados. Organiza inúmeras festas, tem três salões disponíveis, um maior, com capacidade para 600 pessoas e outros mais pequenos.

Para além de muito dignas instalações, o Clube Juventude Lusitana tem ainda um rancho folclórico, uma banda filarmónica e equipas de futebol, mas a mais importante e nobre missão desta associação sem fins lucrativos é a Escola de Língua Portuguesa, frequentada por um largo número de estudantes, lusodescendentes, mas não só.

Fundada em 1929, a escola é um reflexo da vitalidade e da importância do ensino da língua portuguesa para as comunidades a residir no estrangeiro e uma das apostas melhor sucedidas desta organização, para além das festas que também reúnem muitas pessoas, especialmente nos santos populares.

O Clube Juventude Lusitana fica no 10 Chase Street, em Cumberland, Rhode Island.»

Créditos de texto e foto: Mundo Português


Partilhe:

© 2017 Dão e Demo - Todos os direitos reservados